“Médico japonês que atendeu até os 105 anos compartilha 12 de seus princípios para uma vida longa” Médico japonês que atendeu até os 105 anos compartilha 12 de seus princípios para uma vida longa

Para um médico especialista em longevidade, nenhuma apresentação de suas capacidades profissionais pode ser melhor do que sua própria vida – e esse é somente um dos atributos que classificam o médico japonês Shigeaki Hinohara como o mestre e a grande inspiração que foi.

Falecido recentemente aos 105 anos e ainda trabalhando, tendo vivido sua longa vida com saúde mental e física impecáveis, Dr. Shigeaki deixou não só sua história de intensa dedicação a medicina e a cuidados mais humanos com seus pacientes, como algumas dicas concretas para vivermos uma vida boa e longeva como parte de seu legado.

--------------105-------------11

Nascido em 1911, Hinohara se tornou um dos médicos a dedicar mais tempo à saúde e à felicidade de seus pacientes no mundo. E o termo “felicidade” aqui não é usado por acaso: o médico foi um pioneiro no trato mais pessoal e individual dos pacientes e, mesmo depois de sua morte, segue como inspiração para melhorarmos a qualidade de nossas vidas.

Não há dúvidas: de vida, Dr. Shigeaki entendia – e por isso, vale lembrar aqui suas 12 mais importantes dicas, retiradas de uma entrevista que o médico deu aos 97 anos.

eco1708020002-m1

1. Coma direito

“Todo mundo que vive uma longa vida, independentemente de nacionalidade, raça ou gênero, dividem uma coisa em comum: ninguém é acima do peso”.

2. Não pegue atalhos

“Para permanecer saudável, sempre suba de escadas e carregue suas próprias coisas. Eu subo de dois em dois degraus, para exercitar meus músculos”

3. Redescubra sua energia juvenil

“Energia vem de sentir-se bem, não de comer bem ou dormir muito. Todos nos lembramos quando éramos crianças e estávamos nos divertindo, como esquecíamos de comer ou dormir. Eu acredito que podemos manter essa atitude enquanto adultos. É melhor não cansar o corpo com regras demais como hora de comer e hora de dormir”.

4. Mantenha-se ocupado

“Sempre se planeje com antecedência. Minha agenda já está completa pelos próximos cinco anos, com palestras e meu trabalho usual, no hospital.”

5. Mantenha-se trabalhando

“Não há necessidade de se aposentar jamais, mas se for preciso, deve ser bem mais tarde do que aos 65 anos. Cinquenta anos atrás, haviam somente 125 japoneses com mais de 100 anos. Hoje, são mais de 36 mil”.

6. Siga contribuindo com a sociedade

“Depois de uma certa idade, devemos nos esforçar para contribuir com a sociedade. Desde os 65 anos que trabalho como voluntário. Eu ainda trabalho 18 horas, 7 dias por semana e amo cada minuto”.

0000021018

7. Espalhe seu conhecimento

“Divida o que você sabe. Eu dou 150 palestras por ano, algumas para 100 crianças do ensino médio, outras para 4.500 empresários. Eu normalmente falo por uma hora, uma hora e meia, de pé, para permanecer forte”.

8. Entenda o valor de diferentes disciplinas

“A ciência sozinha não consegue curar ou ajudar as pessoas. A ciência nos trata a todos como uma coisa só, mas as doenças são individuais. Cada pessoa é única, e as doenças estão conectadas com seus corações. Para entender as doenças e ajudar as pessoas, precisamos de artes livres e visuais, não somente de medicina”.

9. Siga seus instintos

“Ao contrário do que se imagine, os médicos não conseguem curar tudo e todos. Então pra quê causar uma dor desnecessária com, por exemplo, uma cirurgia, em certos casos? Eu acho que a música e a terapia animal podem ajudar pessoas mais do que os médicos imaginam”

10. Resista ao materialismo

“Não enlouqueça pelo acúmulo de coisas materiais. Lembre-se: você não sabe quando será sua vez, e nós não levaremos nada daqui”.

11. Tenha modelos de vida e inspirações

“Encontre alguém que te inspire para procurar ir ainda mais longe. Meu pai veio para os EUA estudar em 1900, foi um pioneiro e um dos meus heróis. Mais tarde encontrei outros guias de vida, e quando me sinto paralisado, me pergunto como eles lidariam com o problema”.

12. Não subestime o poder da diversão

“A dor é algo misterioso, e divertir-se é a melhor maneira de esquecê-la. Se uma criança está com dor de dentes e você começa a brincar com ela, ela imediatamente esquece a dor. Hospitais precisam oferecer as necessidades básicas dos pacientes: nós todos queremos nos divertir. No St. Luke’s [hospital que dirigiu e trabalhou até o fim da vida] nós temos música, terapia animal e aulas de arte”.

Fonte: Hypeness

26 comentários em ““Médico japonês que atendeu até os 105 anos compartilha 12 de seus princípios para uma vida longa” Médico japonês que atendeu até os 105 anos compartilha 12 de seus princípios para uma vida longa”

  1. Fantastic goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just too
    great. I really like what you’ve acquired here, really
    like what you are stating and the way in which you say it.
    You make it enjoyable and you still take care of to keep it wise.
    I can not wait to read much more from you. This is actually a terrific web
    site.

  2. Hi there! I know this is kind of off-topic however I had
    to ask. Does managing a well-established blog such as yours require a massive amount work?
    I’m brand new to blogging however I do write in my diary
    everyday. I’d like to start a blog so I can easily share my personal experience and feelings online.
    Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for new aspiring
    blog owners. Appreciate it!

  3. I am now not sure the place you are getting your information, however great topic.

    I must spend a while studying much more or figuring out more.
    Thank you for fantastic information I was searching for this info
    for my mission.

  4. Thanks on your marvelous posting! I definitely enjoyed
    reading it, you could be a great author. I will always bookmark your blog and may
    come back in the future. I want to encourage you continue your great job,
    have a nice afternoon!

  5. Hello! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how
    to make your site mobile friendly? My website looks weird when browsing from my iphone4.
    I’m trying to find a template or plugin that might be
    able to correct this issue. If you have any suggestions,
    please share. Appreciate it!

  6. “Today we can tell many of those families that there’s hope for America,Jordan” Crump said,Jordan “because a jury in Palm Beach,Jordan Florida,Jordan looked at all the evidence and said a black man killed by the police can get equal justice.”

  7. Magnificent beat ! I wish to apprentice whilst you amend your website, how can i subscribe for a blog site?
    The account aided me a appropriate deal. I were a little bit familiar of this
    your broadcast provided vibrant transparent concept

  8. I’ve been surfing online more than 3 hours these days, yet I
    by no means discovered any attention-grabbing article like yours.
    It is pretty worth sufficient for me. Personally, if all website owners and bloggers made just right content as you did, the internet might be a lot more helpful
    than ever before.

  9. I really like your blog.. very nice colors & theme.

    Did you create this website yourself or did you hire someone
    to do it for you? Plz answer back as I’m looking to
    construct my own blog and would like to know where u got this from.
    kudos

Deixe um comentário